Pular para o conteúdo principal

O Obreiro e sua imaturidade

Gn.37.1-

Jose

Uma das principais características da imaturidade é a dificuldade em assumir a responsabilidade pelos próprios atos. Esta dificuldade acaba levando a um comportamento nada louvável. O imaturo sempre oferece desculpas esfarrapadas para seu comportamento infantil, ao invés de assumir os erros e revelar-se como realmente é, sem disfarces ou subterfúgios.

Jose era o filho da velhice de Jaco, o filho da esposa amada. E isso causava uma inquietação nos seus irmãos. Gn.37.2-(e José trazia más notícias deles a seu pai) Jose por ser querido por seu pai, usava isso como subterfugio para com seus irmão. Jaco periodicamente mandava jose vistoriar os campos onde seus irmão estavam trabalhado, e trazia as noticias para ele por certo isso aborrecia os seus irmão. Um dia Jaco comete um desatino e da uma tunica de varias cores para jose, veja que isso poderia ter sido para o filho mais velho aquem os outros irmão respeitava, e diferentemente ele a da um dos mais casulas dos filhos.Gn.37.3-(E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.) Para um homem usar uma tunica de varias cores naquela epoca era um sinal de autoridade dada a pessoa que usava aquela roupagem. Jose não era nenhum menino bobinho que não sabia o que estava fazendo, teve um sonho correu a contar seu sonho a seus irmãos, a sua imaturidade foi consumada não quando ficava levando fofocas ao pai sobre o que acontecia no campo, E sim quando foi tentando colocar na cabeça de seus irmãos que ele era o escolhido de Deus para mudar aquela historia. Que ele iria ser maior que seus irmão, isso e fato. Realmente Deus tinha um plano em sua vida; o que acontece e que estamos cheio de obreiros galgando o ministerio de forma erada. Entregano os companheiros, causando constrangimento e na maioria das vezes isso traz um transtorno para a liderança. Olhando para o lado espiritual da vida de Jose entendemos que era um projeto de Deus, mas quando se busca o resultado das promessas fora do tempo se paga um preço muito alto e Jose precisou aprender assim. Foi vendido por seus irmãos a mercadores ismaelitas que venderam a mercadores midianias que vederam aos egipcios,Gn.39.1-(E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.) Jose começa a passar por suas primeiras adversidades e rever suas atitudes. Mesmo tendo a proteção de Deus não deixou de passar pelo asedio da mulher de potifa, teve que fugir mesmo que não tinha culpa e por andar certo pagou o preço e foi parar na prisão.

Talvez Jose se lembra-ra de seus irmão que estava no campo quando ele ia ter com eles, e dos relatorios que ele dava a seu pai sobre seus irmãos. Agora preso há tempo para se redimir de seus erros, Deus usa-o para interpretar os sonhos do copeiro e do padeiro e mesmo assim continuou preso por dois longos anos. As atitudes pode retardar o agir de Deus na sua vida, e teremos que esperar a misericordia de Deus sobre sua vida. Na vida do obreiro mediante a sua imaturidade e necessario que ele aprenda amadurecer e deixar com seu erros tirar boas lições de vida.





Um Jose bem amadurecido.

Jose passou dois anos refletindo muito em tudo o que o que ocorrera em sua vida, já não era mais um menino de dezessete anos. Já estava um homem formado de opinião sem se deixar levar pela euforia, pelos mimos que seu pai o dava. Agora ele é um solitario em uma terra estranha, e precisa de estrategia para sobreviver. Os meio que Jose usou para crescer foi o que deveria ter feito desde o começo de sua historia, e bem verdade que a maioria dos obreiros por causa da sua alto confiança por causa de papai ou por causa de tio avo se sentem o maximo e se esquecendo que quem da ministerio aos homens é Deus. No começo do ministerio se quer arrastar tudo o que pode, se faz alianças e isso pode ser a ruina de um ministerio fecundo, a politicajem pode atrapalhar a vida de um jovem obreiro. Jose passa a ganhar a confiança de todos os presos daquela prisão, um por um ele foi conquistando e isso foi fundamental para sua vida. O carcereiro o colocou como chefe do carcere (O SENHOR, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor) e aparti desse momento a sua vida passou a tomar outro sentido. Jose tem a confiança dos presos e chegaram dois dos homens de confiança do farao,Gn.40.1-( E aconteceu, depois destas coisas, que o copeiro do rei do Egito, e o seu padeiro, ofenderam o seu senhor, o rei do Egito.) que desobedeceram uma ordem direta e foram par no cárcere. E ambos tiveram sonhos Gn.40.3(E ambos tiveram um sonho, cada um seu sonho, na mesma noite, cada um conforme a interpretação do seu sonho, o copeiro e o padeiro do rei do Egito, que estavam presos na casa do cárcere.) e jose percebeu que ambos se inquietaram e pediu para que contem o que ocorrera. A melhor coisa que pode existir na vida de um obreiro e ter a confiança das outros pessoa que o cerca. Jose passa a viver essa nova faze de sua vida e isso tem a aprovação de Deus. Quando Deus esta no controle das situações e não nós, ele passa a ser o personagem principal e nós o segundario. O mal de alguns obreiros e querer ser a estrela que brilha, segundo os cientistas as estrelas que estão brilhando são as que já morreram, Muitos já morreram espiritualmente que somente há o brilho e isso passa, deixe que o brilho seja o de Jesus e que Ele seja o maioral na sua vida.









Andando no rumo certo.

passa-se os anos o copeiro já restituido ao seu posto e o farao tem sonhos Gn.41.1-(E aconteceu que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou) sonho que ninguem interpretar, ai a ação Deus entra na vida de Jose Gn.41.9(Então falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Das minhas ofensas me lembro hoje:). Não precisa interpelar para ser ouvido, não tem que contar seus sonhos para que todos acreditem que Deus e na sua vida, porque a lição aprendida faz com que ele cresca e amadureça. O proprio Deus age em favor do obreiro que sabe se colocar corretamente.

Jose é chamado a ir a presença do rei, quando se obedece os propositos de Deus não e necessario que o obreiro apareça o Senhor se encarrega de o colocar a frente da sua propria benção. No chamado de Deus na sua vida tera momento que você tera que se apresentar, e o momento em que Deus ira fazer com que você apareça para que todos te notem e reconheça que Deus e na sua vida.

jose sai da prisão Gn.41.14-(Então mandou Faraó chamar a José, e o fizeram sair logo do cárcere;)para ir a presença do rei e assim começa a se sua trajetoria de vitorias, quando niguem se lembrava mais dele, faraó o transforma em o segundo no seu reino. de um rapaz mimado pelo pai, de odiado pelos seu irmãos, de fugitivo da casa de potifar, de prisioneiro do cárcere a governador do Egito. Isso só acontece com quem se compromete com a obra de Deus e não passa os carro adiante dos bois. Estamos acostumados a ouvir sempre que um jovem que venceu dificuldades e tentações prisões por sua fidelidade a Deus e se tornou governador do Egito, e não olhamos para o jovem que teve que aprender com seus erros para ver se cumprir os sonhos que Deus dara a ele.

precisamos ver as coisas de forma mais clara, não podemos enxergar exclusivamente aquilo que queremos enxergar. e facil pegar um texto sagrado e interpretalo ao nosso bel prazer, Jose não foi diferente de nenhum dos outros homens de Deus, teve suas falhas mas notem que aprendeu muito com elas. Jose poderia se vingado de seus irmãos pelo fato de terem o vendido.

Mas diferentemente ele sente prazer em rever seus irmãos, e olhando o texto ele fecha seu coração dando algumas provas para eles, e o proprio texto sugere que olhemos com cautela e analisemos que possivelmente Deus tenha tocado o seu coração e ele deixe o passado de lado. Uma vez que Deus perdoa esta perdoado, o homem perdoa mas não esquece e sempre lança em rosto aquilo que faz. O medo dos irmãos de Jose era o que ele poderia fazer quando seu pai se fosse,(Gn.50.15-Vendo então os *irmãos de José que seu pai já estava morto, disseram: Porventura nos odiará José e certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos. ). Os irmãos de Jose passa a ter um grande temor em seus corações, Jose aprendera que não se deva usar de subterfugio para poder adiquirir confiança ou lealdade. Faça o mesmo que Jose fez aprendeu com a lição de sua propria vida, e seja um obreiro de valor que saiba como entrar e sair sem se machucar, e sem se decepcionar com seu chamado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cingindo os lombos do vosso entendimento

I Pe 1.13-Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo. Cingindo significa: v.t. Apertar com uma correia, com um cinto; pôr à cinta. / Cercar, rodear, circunscrever. / Coroar. / Ornar. / Limitar, constranger, reprimir. / — V.pr. Limitar-se, restringir-se. Quando estamos preparados e cercados e constrangidos pelo evangelho, passamos a observar com mais clareza os ensinamentos de Cristo. Pelo qual isso nos faz estudarmos com cuidado todas as palavras que procede de nossa boca, nossas atitudes passam a ser muito cautelosa, pois estamos cingidos pelo evangelho. Como Cristo é a cabeça e nos cercou com o cinto da verdade (João 8.32) isso torna cada membro desse corpo restringindo-o a não pecar.     Entendimento- s.m. Faculdade de entender; razão, compreensão. Ação de entender-se, ajuste, acordo: chegar a um entendimento. Boa compreensão: entendimento entre dois amigos. Interpretação: pala

Aniversario do pastor JOSE AMARO DA SILVA setor 05 Osasco, 11/10/2011.

                                      Pastor Wellington Junior presidindo o                                       culto de gratidão a Deus pelo aniversário                                       do pastor Jose Amaro da Silva.                    Pastor Jose Miguel do setor Jd.Angela, pastor                    Carlos A.Silva USA, pastor Adeli do setor de São                    Miguel.                     Diversos pastores dos setores e presidentes de campo                     estivarão prestigiando pastor Jose Amaro da Silva.                             Deputado João Paulo homenageando pastor Jose                             Amaro.                     Pastor Carlos A.Silva homenageando o pai                Nas palavras do Deputado federal pastor Paulo freire                pastor Jose Amaro não se aguenta de ri.                 O carisma do deputado Paulo freire contagiou a todos                    Da esq.Secretario da saude Gelson, o Secretario da SICA                    R

O que vai acontecer na hora em que o pai faltar?

O que vai acontecer na hora em que o pai faltar? Há uma preocupação muito grande por parte dos que estão na dependência do “pai” não do pai celestial e sim daquele que constituíram para si como pai. A hora que ele faltar muitos vai perder a mamata e vão realmente acordar para a realidade que tão de perto os rodeia, com palavras simples e real peço que pensem se, por exemplo, o Pr. Wellington tivesse perdido as eleições em Serra ES, hoje metade dos  que mama na CGADB e na CPAD estariam na rua da amargura. O que mais me chama a atenção é que os que estão mamando nos órgãos das instituições CGADB e CPAD são os primeiros a ir contra o “pai” olhe bem que esses homens não querem deixar a boquinha, pois comem dela. E quando são pressionados como foram em Serra estava pedindo a Deus que desse a vitoria a “papai”, deixe dizer uma coisa e melhor cada um e caçando o que fazer, pois “pai” não é eterno e eterno só tem um e Deus. Quando Deus esta no controle das coisas Ele não permite que