Pular para o conteúdo principal

Imaturidade de obreiros III

I Samuel 16.1-

Deus já havia rejeitado Saul


Saul é o nome do primeiro rei do antigo reino de Israel, conforme a tradição judaico-cristã.

*Filho de Quis, da tribo de Benjamin, Saul teria vivido por volta de 1095 a.C. e reinado por quarenta anos. Antes de Saul, não pode-se definir uma nação israelita. Tratava-se de diversas tribos unidas por laços étnicos e culturais, que aliavam-se ou batalhavam entre si de acordo com a conveniência, e eram governadas por juízes, geralmente pessoas de renome que lideravam suas respectivas tribos em combates, e serviam como legisladores em tempo de paz. O elemento religioso judaico, com a crença no Deus único veio a trazer uma frágil aliança entre estas tribos em torno do Tabernáculo e da Arca da aliança.

De acordo com o texto bíblico[1], com o envelhecimento do último juiz Samuel, as tribos israelitas uniram-se para pedir um rei que pudesse guiá-los como havia nas outras nações. Apesar da oposição por parte de Samuel à proposta (já que Deus deveria ser o "único rei" de Israel), este acaba pedindo um sinal divino que lhe indica o benjaminta Saul como escolhido para governar o seu povo, apesar da oposição de alguns.

Saul, um líder guerreiro do que realmente um governante da epoca não poderia deixar de ser, não alterou quase nenhum dos padrões tribais que imperavam sobre Israel desde a época dos juízes. Saul contava com auxiliares próximos como seu filho Jônatas. No inicio de seu governo, os amonitas, comandado por Naas, iniciaram o cerco a cidade de Jabes. Saul convocou todo o reino de Israel e venceu os amonitas. Saul, então, entrou em guerra contra os filisteus. Como os hebreus não tinham o domino da metalurgica, foram obrigados a lutar com equipamentos agricolas. Saul e seu filho conseguiram importantes vitórias militares sobre os filisteus o que garantiu ao povo de Israel um período pacífico. Saul combateu Moab, Edom, Soba e os amalecitas. Mas a constante ameaça dos filisteus, os desentendimentos entre as tribos e a imaturidade de Saul fadaram seu reinado ao fracasso. I Sm.14.34-(Disse mais Saul: *Dispersai-vos entre o povo, e dizei-lhes: Trazei-me cada um o seu boi, e cada um a sua ovelha, e degolai-os aqui, e comei, e não pequeis contra o SENHOR, comendo com sangue. Então todo o povo trouxe de noite, cada um pela sua mão, o seu boi, e os degolaram ali. 35- Então edificou Saul um altar ao SENHOR; este foi o primeiro altar que edificou ao SENHOR.) Saul em sua arrogância teria usurpado funções sacerdotais e violado as leis de Moisés quanto aos aspectos de guerra.

O que esta determinado a um fazer não é para outro, Deus colocou cada um na sua função. É o maior problema dos obreiros imaturos que não podem ficar em seu devido lugar, obreiros que já perderam a compostura e tem se desviado do projeto de Deus para sua vida e acaba em ruina total, e não são poucos os que andam por esse caminho.

*I Sm.16.1Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. O juiz Samuel, vendo a decadência de Saul e inspirado por Deus acabaria por retirar seu apoio de Saul, e ungindo um jovem rapaz da tribo de Judá, Davi, para ocupar o lugar de Saul. Mesmo que este tenha conquistado um cargo na corte de Saul, e desposado Mical, a filha de Saul, Davi tornou-se objeto de inveja por parte de seu sogro. Davi havia liderado destacamentos contra os filisteus, e seu sucesso em combate e adulação por parte do povo, despertaram os ciúmes do governante. Davi é obrigado a fugir e peregrinar errante para fugir de Saul.

A incensatez de um homem causa problemas de grandes proporções a ponto de gerar um conflito politico, a gravidade de tamanha estupidez cauza desconforto não só na familia como na liderança em que ocupa.

alguns preferem ir as ultimas consequencias por causa do orgulho, do poder, eu sou, sou eu faço. Isso tem levado obreiros que são considerados bons obreiros, pelo que já apresentou e agora se alto denomina capaz e não precisa de mais ninguem, com Saul foi assim.

Em guerra contra os filisteus, Saul acaba por perder três dos seus quatro filhos *(vide 1Sm. 31:2 e em seguida 1Cr. 8:33) no combate no monte Gilboa. Ferido, comete suicídio lançando-se sobre sua espada e, por fim, seu exército é disperso. Saul é decapitado e os filisteus penduram seu corpo e os de seus filhos nos muros de Bet-Shan. De acordo com a tradição, teria governado o povo de Israel por quarenta anos.

Para obreiros que não busca ajuda o fim será tragico, e alguns preferem morrer do que se dar por vencido em determinadas situações. quantos obreiros afastados por escandalos financeiros , por trição ao ministerio e isso tem sido com muita frequencia,por causarem escandalo por infidelidade conjugal. A maioria deles acabam fundando outros ministerios e se alto intitulando semi deuses e não aceita pagar o preço por sua desobediencia. O fim do desobediente é a morte fisica e espiritual.

Se não basta-se ir a ruina tinha que levar o filho junto, Saul não só se alto destroi mas tambem acaba com a vida do filho que estava ao seu lado. Jonatas era fiel, mas sabia que seu pai andava erado, e se conhecemos bem a historia ele ajudava a Davi a fugir do seu pai.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cingindo os lombos do vosso entendimento

I Pe 1.13-Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo. Cingindo significa: v.t. Apertar com uma correia, com um cinto; pôr à cinta. / Cercar, rodear, circunscrever. / Coroar. / Ornar. / Limitar, constranger, reprimir. / — V.pr. Limitar-se, restringir-se. Quando estamos preparados e cercados e constrangidos pelo evangelho, passamos a observar com mais clareza os ensinamentos de Cristo. Pelo qual isso nos faz estudarmos com cuidado todas as palavras que procede de nossa boca, nossas atitudes passam a ser muito cautelosa, pois estamos cingidos pelo evangelho. Como Cristo é a cabeça e nos cercou com o cinto da verdade (João 8.32) isso torna cada membro desse corpo restringindo-o a não pecar.     Entendimento- s.m. Faculdade de entender; razão, compreensão. Ação de entender-se, ajuste, acordo: chegar a um entendimento. Boa compreensão: entendimento entre dois amigos. Interpretação: pala

Aniversario do pastor JOSE AMARO DA SILVA setor 05 Osasco, 11/10/2011.

                                      Pastor Wellington Junior presidindo o                                       culto de gratidão a Deus pelo aniversário                                       do pastor Jose Amaro da Silva.                    Pastor Jose Miguel do setor Jd.Angela, pastor                    Carlos A.Silva USA, pastor Adeli do setor de São                    Miguel.                     Diversos pastores dos setores e presidentes de campo                     estivarão prestigiando pastor Jose Amaro da Silva.                             Deputado João Paulo homenageando pastor Jose                             Amaro.                     Pastor Carlos A.Silva homenageando o pai                Nas palavras do Deputado federal pastor Paulo freire                pastor Jose Amaro não se aguenta de ri.                 O carisma do deputado Paulo freire contagiou a todos                    Da esq.Secretario da saude Gelson, o Secretario da SICA                    R

O que vai acontecer na hora em que o pai faltar?

O que vai acontecer na hora em que o pai faltar? Há uma preocupação muito grande por parte dos que estão na dependência do “pai” não do pai celestial e sim daquele que constituíram para si como pai. A hora que ele faltar muitos vai perder a mamata e vão realmente acordar para a realidade que tão de perto os rodeia, com palavras simples e real peço que pensem se, por exemplo, o Pr. Wellington tivesse perdido as eleições em Serra ES, hoje metade dos  que mama na CGADB e na CPAD estariam na rua da amargura. O que mais me chama a atenção é que os que estão mamando nos órgãos das instituições CGADB e CPAD são os primeiros a ir contra o “pai” olhe bem que esses homens não querem deixar a boquinha, pois comem dela. E quando são pressionados como foram em Serra estava pedindo a Deus que desse a vitoria a “papai”, deixe dizer uma coisa e melhor cada um e caçando o que fazer, pois “pai” não é eterno e eterno só tem um e Deus. Quando Deus esta no controle das coisas Ele não permite que