Pular para o conteúdo principal

INVEJA... VOCÊ SOFRE DESSE MAL?

A síndrome do invejoso.
Provérbios 14.30- O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos. 
 Introdução:
Físico Fenomenal Para os homens, um corpo escultural e musculoso é uma das maiores fontes de inveja. Se ele for combinado com a beleza, é ainda mais invejado.
A inveja é um dos sentimentos mais difusos, mas ao mesmo tempo é o que temos maior dificuldade em admitir. É o único pecado capital completamente inútil (ao contrário da gula ou da luxúria); no entanto, é tão poderoso que provoca grande sofrimento em quem o experimenta. Psicólogos e sociólogos ainda não sabem exatamente o que é a inveja nem de onde ela vem. Mas, na história da humanidade, a inveja tem sido a causa de grandes realizações.

O que é inveja?
Como nasce a inveja? Comecemos pelo próprio sentido da palavra: ela vem do latim ínvido, de olhar mal, ou melhor, de mau-olhado (na Itália meridional, tirar o mau-olhado significa expulsar a inveja). O que ela produz?
O invejoso lança um olhar fulminante sobre o objeto invejado. Eis por que, quando sentimos inveja de uma pessoa, não conseguimos enxergar um único lado positivo nela.
Tiago 3.14-Mas, se tende amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 


A Característica do invejoso é possuir como atividade ou ofício algo que esteja relacionado à subversão, que sig. buchicho, conflito e confusão.
 

Tiago 3:16- Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. (será que você conhece alguém que é assim) não responda.·.
A perversidade do invejoso causa-lhe urticaria inquietação, e com a mente perturbada perturba todos os que estão a sua volta. O fim do perverso e cair em cima da sua própria língua. Provérbios 16.28- O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos. Provérbios 28:18- O que anda sinceramente salvar-se-á, mas o perverso em seus caminhos cairá logo. 

Pessoas movidas por inveja.
 Atos 17.5- Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo.

Gálatas 5.21- Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 

Qual é o fim do invejoso?
A fábula A raposa e as uvas ilustra bem essa situação: não podendo alcançar as uvas que pendiam do alto da parreira, a raposa vai embora afirmando não querer as frutas porque elas não estavam maduras.


Imprudência, precipitação, irreflexão.   

I Coríntios 13:4- O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Provérbios 6.19- A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. 
Qual é o trabalho do invejoso? A não ser proferir mentiras e semear contenda?.
Ezequiel 35.11- Portanto, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que procederei conforme a tua ira, e conforme a tua inveja, de que usaste, no teu ódio contra eles; e me farei conhecer entre eles, quando te julgar. 
A síndrome do invejoso o leva a ruina e seu rosto brilha com suas mentiras, e suas obras não ficam ocultas.
O invejoso quer, e requer toda a atenção para ele...
Isaias viveu um tempo dessa síndrome em sua vida, que era cuidar da vida dos outros. Isaías 5.11- Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!
Isaías 5.18- Ai dos que puxam a iniquidade com cordas de vaidade, e o pecado com tirantes de carro!
Isaías 5.20 -Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
Isaías 5.21 -Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!
Isaías 5.22- Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte;
Isaías 5.23 Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça!
Isaías 6.1-7- No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado.


É você o que pensa disso?  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cingindo os lombos do vosso entendimento

I Pe 1.13-Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo. Cingindo significa: v.t. Apertar com uma correia, com um cinto; pôr à cinta. / Cercar, rodear, circunscrever. / Coroar. / Ornar. / Limitar, constranger, reprimir. / — V.pr. Limitar-se, restringir-se. Quando estamos preparados e cercados e constrangidos pelo evangelho, passamos a observar com mais clareza os ensinamentos de Cristo. Pelo qual isso nos faz estudarmos com cuidado todas as palavras que procede de nossa boca, nossas atitudes passam a ser muito cautelosa, pois estamos cingidos pelo evangelho. Como Cristo é a cabeça e nos cercou com o cinto da verdade (João 8.32) isso torna cada membro desse corpo restringindo-o a não pecar.     Entendimento- s.m. Faculdade de entender; razão, compreensão. Ação de entender-se, ajuste, acordo: chegar a um entendimento. Boa compreensão: entendimento entre dois amigos. Interpretação: pala

Aniversario do pastor JOSE AMARO DA SILVA setor 05 Osasco, 11/10/2011.

                                      Pastor Wellington Junior presidindo o                                       culto de gratidão a Deus pelo aniversário                                       do pastor Jose Amaro da Silva.                    Pastor Jose Miguel do setor Jd.Angela, pastor                    Carlos A.Silva USA, pastor Adeli do setor de São                    Miguel.                     Diversos pastores dos setores e presidentes de campo                     estivarão prestigiando pastor Jose Amaro da Silva.                             Deputado João Paulo homenageando pastor Jose                             Amaro.                     Pastor Carlos A.Silva homenageando o pai                Nas palavras do Deputado federal pastor Paulo freire                pastor Jose Amaro não se aguenta de ri.                 O carisma do deputado Paulo freire contagiou a todos                    Da esq.Secretario da saude Gelson, o Secretario da SICA                    R

O que vai acontecer na hora em que o pai faltar?

O que vai acontecer na hora em que o pai faltar? Há uma preocupação muito grande por parte dos que estão na dependência do “pai” não do pai celestial e sim daquele que constituíram para si como pai. A hora que ele faltar muitos vai perder a mamata e vão realmente acordar para a realidade que tão de perto os rodeia, com palavras simples e real peço que pensem se, por exemplo, o Pr. Wellington tivesse perdido as eleições em Serra ES, hoje metade dos  que mama na CGADB e na CPAD estariam na rua da amargura. O que mais me chama a atenção é que os que estão mamando nos órgãos das instituições CGADB e CPAD são os primeiros a ir contra o “pai” olhe bem que esses homens não querem deixar a boquinha, pois comem dela. E quando são pressionados como foram em Serra estava pedindo a Deus que desse a vitoria a “papai”, deixe dizer uma coisa e melhor cada um e caçando o que fazer, pois “pai” não é eterno e eterno só tem um e Deus. Quando Deus esta no controle das coisas Ele não permite que