Pular para o conteúdo principal

FICANDO LIVRE DA LEPRA...

Bíblia Comentada - Levítico 13) A Inconveniência da Lepra

FICANDO LIVRE DA LEPRA...

 Marcos 1 -  40. Certo leproso aproxima-se de Jesus e suplica-lhe de joelhos: “Se for da tua vontade, tens o poder de purificar-me!”  41. Movido de grande compaixão, Jesus estendeu a mão e, tocando nele, exclamou: “Eu quero. Sê purificado!”  42. No mesmo instante toda a doença desapareceu da pele daquele homem, e ele foi purificado.  - Biblia RV

 

 

INTRODUÇÃO 


Esta mensagem está  no texto bíblico de Levítico 13: 1- 59 (as leis acerca da lepra) e Lv 14: 1-32 (o procedimento quando os leprosos eram considerados puros de novo). Estudaremos sobre lepra do ponto de vista bíblico, do ponto de vista médico e sobre enfermidades físicas em geral (como a bíblia interpreta o assunto). Lepra, na bíblia, pode ter o significado de lepra mesmo (mal de Hansen), outras doenças de pele, feridas emocionais ou pecado "lepra espiritual". Caso fosse constatada impureza, seu portador deveria ser afastado do convívio dos demais cidadãos. Assim, o leproso era expulso de casa e da sociedade e proibido de entrar em qualquer cidade. Devia vestir roupas rasgadas, deixar o cabelo emaranhado e clamar ‘imundo, imundo!’, se alguém se aproximasse, aparentemente nestas condições, estas convenções ainda estavam em vigor no tempo de Jesus.

 

 

 

1.0)- A lepra é transmitida por gotículas de saliva. O bacilo  lepra é liberado pelo aparelho respiratório da pessoa doente na forma de aerossol durante o ato de falar, espirrar, tossir ou beijar. Quase sempre ocorre entre contatos domiciliares. A contaminação se faz por via respiratória, pelas secreções nasais ou pela saliva, mas é muito pouco provável a cada contato. 

 

1.1)- A incubação, excepcionalmente longa (vários anos), explica por que a doença se desenvolve mais comumente em indivíduos adultos, apesar de que crianças também podem ser contaminadas (a alta prevalência de lepra em crianças é indicativo de um alto índice da doença em uma região).

 

1.2)- Noventa por cento (90%) da população exposta à bactéria tem resistência ao bacilo de Hansen (lepra), causador da hanseníase, e conseguem controlar a infecção sem sintomas.

 

1.3)- As formas contagiantes são a lepromatosa multibacilar e a limítrofe, Após 15 dias de tratamento os portadores já não transmitem mais a lepra.

 

1.4)- Os brasileiros que caçam ou comem tatus correm maior risco de pegar lepra do que pessoas que não interagem com os animais.

 

No Brasil, a ONG MORHAN - realiza um trabalho contra o preconceito e ajuda aos portadores da doença. Em pesquisa feita por Leida Calegárioimunologista mineira, constatou-se que a maioria dos municípios do nordeste de Minas Gerais, com novos casos, possui elevado nível de exposição ao bacilo da lepra (35,5%). Apesar disso, o tema ainda não tem a devida atenção entre os médicos da região.

No estado de São Paulo, constatou-se declínio dos casos entre 2004 e 2006 na maioria das regiões, e coeficientes mais elevados foram detectados ao norte do estado.

                      lepra | Blog do seu Alipio               

A LEPRA DE MIRIÃ

 

 Números 12 -  1. Miriã e Arão começaram a murmurar contra Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cushita, etíope. 2. E assim questionaram: “Falou, porventura, Yahweh, somente a Moisés? Não falou igualmente a nós?” E Yahweh ouviu tudo isso. 3. Ora, Moisés era um homem muito paciente e o mais humilde dos homens de sua época. 4. Subitamente disse Yahweh a Moisés, a Arão e a Miriã: “Vinde, todos os três, à Tenda do Encontro”. Todos os três se dirigiram à Tenda, 5. quando Yahweh desceu numa nuvem e se deteve à entrada da Tenda. Chamou Arão e Miriã; ambos se apresentaram. 6. Então disse Yahweh: “Ouvi, pois, as minhas palavras: Quando há entre vós profetas, Eu, o Eterno, me faço conhecer a eles por meio de visões, e falo com eles em sonhos. 7. Contudo, não é assim que procedo para com meu servo Moisés, o mais fiel dos servos de minha Casa. 8. Com ele converso face a face, claramente, e não por enigmas ou parábolas; e a ele foi revelada a forma do SENHOR. Por que ousastes falar contra meu servo Moisés?” 9. Então a ira de Yahweh se inflamou contra eles, e Ele os deixou. 10. Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava com o corpo tomado por uma terrível doença da pele; sua aparência era esbranquiçada como a neve. Quando Arão voltou seu olhar para Miriã, reconheceu de imediato que ela estava com uma espécie de lepra. 11. Então rogou Arão a Moisés: “Ai, meu SENHOR! Não queiras nos infligir a culpa do pecado que tivemos a loucura de cometer e do qual somos culpados. 14. Prontamente lhe respondeu o SENHOR: “E se seu pai lhe cuspisse no rosto não ficaria ela envergonhada por sete dias? Seja, portanto, segregada sete dias fora do arraial de Israel e depois seja nele admitida novamente!” 15. Sendo assim, Miriã foi isolada por sete dias fora do acampamento, e os israelitas não partiram enquanto ela não foi reintegrada ao povo. - Biblia RV

 

A lepra de MIRIÃ, foi causada por duas situações

 

1)- Murmuração- que se tornou em contenda, o murmúrio pode ser interpretado por uma insatisfação causada por uma má gestão; por falta de condições adequadas do ponto de vista de alguém que acreditou em algo que não foi correspondido. Isso é a murmuração...

 

2)- A contenda gerada pela murmuração, caiu um impacto imediato, e tem por fim causar um desequilíbrio tanto na gestão quanto no emocional da pessoa afetada, e no caso Moises. E toda contenda nunca agradou a Deus, e nunca vai agradar, e suas consequências podem ser gravíssimas...

 

                                             CURADO DA LEPRA, NAAMÃ VOLTOU PARA AGRADECER AO PROFETA ELISEU ...

A LEPRA DE NAANÃ FOI CAUSADA PELO PECADO ORIGINAL.

 

 2 Reis 5 -  1. Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um homem muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o SENHOR dera vitória à Síria. No entanto, esse valoroso guerreiro contraiu uma terrível doença de pele. - Biblia RV

 

1)- A lepra de Naamã, estava ligada ao seu estado original. O homem sem Deus está no pecado, decaído e sem esperança de qualquer mudança em sua condição de vida, sua sentença e a morte.

 

2)- Observe que Naamã, tinha uma vida normal aos olhos humanos, era um grande general do exército da Síria, e foi uma criada que ao detectar sua doença que aparentemente não era infectocontagiosa, pois ela vivia na casa de Naamã. 

Vive no mundo de pecado, mas não se contamina com ele, pois teve sua vida transformada pelo Deus todo poderoso e não importa a onde ela esta, não se contamina.

 

3)- Existem pessoas que nasceram  no pecado, e continua nele não por opção, mas pela falta do conhecimento da cura. E esta cura chamasse  Jesus...

 

4)- Quando Naamã, descobre que existia solução para o seu problema, ele arisca não só a sua vida, mas uma possível instabilidade  diplomática, ele vai em busca de uma cura para o seu viver, não se importando com as consequencias.

 

Quem vive no pecado mesmo sabendo que existe cura, é viver sabendo que caminha a passos largos para o inferno.

 

Quem vive no pecado mesmo sabendo que existe cura, é conviver com o desprezo, é saber que sempre estará enfermo, e que ninguém quer chegar perto...

 

Quem vive no pecado mesmo sabendo que existe cura, é saber que a  morte eterna o aguarda.

 

                       Pr. Gilberto Oliveira Rehder: GEAZI- UM DISCÍPULO QUE RETROCEDEU

A LEPRA DE GEASI CAUSADA POR  DA SUA GANÂNCIA.

 

 2 Reis 5 -  26. No entanto Eliseu lhe afirmou: “Porventura não fui contigo em espírito, quando aquele homem voltou do seu carro ao teu encontro? Certamente este não era o momento para receberes prata e roupa, tampouco para cobiçares olivais, vinhas, ovelhas, bois, servos e servas! 27. Por esse motivo a lepra, a enfermidade que assolava a pele de Naamã, atingirá a tua pessoa e todos os teus descendentes para sempre!” E assim Geazi saiu da presença de Eliseu já leproso, e seu corpo parecia coberto de neve. - Biblia RV

 

1)- Um dos maiores maus do ser humano é crescer o olho naquilo que não é seu, naquilo que não lhe pertence. O mal de Geazi foi pega o que já tinha sido dispensado pelo profeta Eliseu, e se foi dispensado não era para ser tomado para si.

 

2)- tem pessoas que quer tirar vantagem de tudo, e se ele não tira a vantagem que ele tem um ataque a seu proprio ego.

 

3)- ele é capaz de mentir, para tirar vantagem, e menti com a cara mais Liza do mundo, e em nossos dias ele é capaz de fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos.

 

Deixa eu te dizer uma coisa, mentir é pecado, e Deus abomina o mentiroso, e o mentiroso é filho do diabo.

 

Geazi cresceu o olho naquilo que não era dele, tira o seu olho grande de cima daquilo que pertence a outro.

 

Às vezes alguém se aproxima com as melhores das intenções, e você está querendo tirar vantagem  da situação para poder se dar bem, e Deus não compactua com isso.

 

E ainda tem a cara de pau de chegar diante do homem de Deus e dizer eu estou limpo.

As minhas mãos estão limpas.

Meu coração está limpo.

 

Está mentindo, está leproso, está leprosa, é que você não parou na frente do espelho chamado Espírito Santo, para que ele reflita a lepra que existe em você...

 

UM LEPROSO QUE QUER SER LIVRE DA SUA LEPRA, O PECADO.

 

Marcos 1 -  40. Certo leproso aproxima-se de Jesus e suplica-lhe de joelhos: “Se for da tua vontade, tens o poder de purificar-me.

 

Aqui quero encerrar essa reflexão, um homem leproso se aproxima de Jesus e pede para ser limpo de sua lepra, aqui tem duas coisas que ele faz:

1)    Ele suplica, e suplicar é muito mais do que pedir, e de joelhos...

2)    Se for da sua vontade, o desejo do Senhor é sempre limpar todos quanto o pedem ajuda quando se necessita e ainda mais para deixar o mundo de pecado e todas as suas praticas.

Sei que você como um leitor da Biblia vai sempre buscar a conhecer e compreender que não da para servir a Deus e ao mundo, se buscares a Ele de todo seu coração, vai encontrar, perdão, e vai ter uma nova vida limpa de toda lepra do pecado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cingindo os lombos do vosso entendimento

I Pe 1.13-Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo. Cingindo significa: v.t. Apertar com uma correia, com um cinto; pôr à cinta. / Cercar, rodear, circunscrever. / Coroar. / Ornar. / Limitar, constranger, reprimir. / — V.pr. Limitar-se, restringir-se. Quando estamos preparados e cercados e constrangidos pelo evangelho, passamos a observar com mais clareza os ensinamentos de Cristo. Pelo qual isso nos faz estudarmos com cuidado todas as palavras que procede de nossa boca, nossas atitudes passam a ser muito cautelosa, pois estamos cingidos pelo evangelho. Como Cristo é a cabeça e nos cercou com o cinto da verdade (João 8.32) isso torna cada membro desse corpo restringindo-o a não pecar.     Entendimento- s.m. Faculdade de entender; razão, compreensão. Ação de entender-se, ajuste, acordo: chegar a um entendimento. Boa compreensão: entendimento entre dois amigos. Interpretação: pala

Aniversario do pastor JOSE AMARO DA SILVA setor 05 Osasco, 11/10/2011.

                                      Pastor Wellington Junior presidindo o                                       culto de gratidão a Deus pelo aniversário                                       do pastor Jose Amaro da Silva.                    Pastor Jose Miguel do setor Jd.Angela, pastor                    Carlos A.Silva USA, pastor Adeli do setor de São                    Miguel.                     Diversos pastores dos setores e presidentes de campo                     estivarão prestigiando pastor Jose Amaro da Silva.                             Deputado João Paulo homenageando pastor Jose                             Amaro.                     Pastor Carlos A.Silva homenageando o pai                Nas palavras do Deputado federal pastor Paulo freire                pastor Jose Amaro não se aguenta de ri.                 O carisma do deputado Paulo freire contagiou a todos                    Da esq.Secretario da saude Gelson, o Secretario da SICA                    R

O que vai acontecer na hora em que o pai faltar?

O que vai acontecer na hora em que o pai faltar? Há uma preocupação muito grande por parte dos que estão na dependência do “pai” não do pai celestial e sim daquele que constituíram para si como pai. A hora que ele faltar muitos vai perder a mamata e vão realmente acordar para a realidade que tão de perto os rodeia, com palavras simples e real peço que pensem se, por exemplo, o Pr. Wellington tivesse perdido as eleições em Serra ES, hoje metade dos  que mama na CGADB e na CPAD estariam na rua da amargura. O que mais me chama a atenção é que os que estão mamando nos órgãos das instituições CGADB e CPAD são os primeiros a ir contra o “pai” olhe bem que esses homens não querem deixar a boquinha, pois comem dela. E quando são pressionados como foram em Serra estava pedindo a Deus que desse a vitoria a “papai”, deixe dizer uma coisa e melhor cada um e caçando o que fazer, pois “pai” não é eterno e eterno só tem um e Deus. Quando Deus esta no controle das coisas Ele não permite que